quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tenho a parede, tenhos os quadros...e agora?

A ideia de pendurar quadros na parede parece fácil, mas na verdade pode ser um grande desafio!
A primeira pergunta que devem fazer é: como vão pendurar os vossos quadros?
Existem várias organizações possíveis, são todas engraçadas mas sem dúvida que conferem estilos muito distintos aos espaços. Aqui ficam alguns exemplos que retirei da net que vos podem ajudar a decidir:

























Aqui ficam pequenos resumos de possibilidades:





Depois de decidir a forma de organização, o melhor a fazer é dispor os quadros no chão, tal como gostaríamos de os ver na parede, assim ficamos com uma percepção mais real do resultado final.
Mas é aqui que surge a grande dificuldade: como passar a disposição que queremos para a parede?
Há várias técnicas que nos podem ajudar com esta parte, uma dica muito muito importante é nunca começar a organizar pelas pontas mas sim pelo meio, para não correr o risco de ficar com os quadros desalinhados com a parede.

1. Uma das técnicas é fazer um esquema num papel com a organização escolhida e medir as distâncias entre todos os quadros e entre estes e os limites das paredes (tecto, chão, laterais). Assim, vão medindo e aplicando, tendo sempre em conta as distâncias entre quadros e as distâncias destes aos limites do espaço que têm.

2. Outra técnica é com uma grande folha de papel vegetal ou pardo, desenham os contornos dos vossos quadros ficando com o desenho destes bem marcados na folha gigante. A seguir é só colocar a folha colada na parede e fazer os furos no centro de cada marcação.






3. A ideia que mais gosto é recortar pedaços de papel com os tamanhos dos quadros e organizá-los directamente na parede para depois usar como guia na furação.
Caso as molduras sejam diferentes, não podemos esquecer as texturas e caracteristicas de cada uma, de forma a que fiquem bem distribuídas e sentido estético entre si.



Todas as imagens foram retiradas da internet.





2 comentários:

  1. A 3ª foto é sem duvida o meu plano para a minha sala, mas como tenho um sofá nessa parede nao vou colocar molduras ate ao chao. O meu modo de furar a parede foi super simples, fiz o 1º furo e pendurei o 1º quadro. Agarrei no 2º quadro e pensei "hmm este vai ficar bem aqui" e furei. E por aí a fora. Tudo muito espontâneo e sem grandes planos lool

    Catarina G

    ResponderEliminar
  2. :) Também fiz assim no inicio....depois não gostei e tirei tudo lol
    Mais tarde coloquei no chão como queria e começei a colocar, mais ou menos igual, na parede....ficou descentrado! Tirei tudo outra vez e voltei a colocar, mas achei que algo não estava bem...então fui comprar molduras maiores que se adaptavam mais ao espaço e desta vez fiz tudo certinho, coloquei no chão, medi e só depois furei! A minha parede é parecida com a primeira. Quando voltar a ter máquina fotográfica partilho uma imagem aqui np blog!

    ResponderEliminar